quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fora do Brasil 2

No primeiro post desta série sobre "Oportunidades no Exterior" falei um pouco sobre como se preparar com base nos critérios comumente usados pelas instituições no processo de seleção dos estudantes. A partir disso, são os seus critérios que irão decidir por onde começar a garimpar oportunidades.
Parte deles já estão definidos no post anterior, pois o próprio currículo já é confeccionado com foco no que se pretende obter.

Antes de começar a busca, é importante deixar tudo preparado, pois a seleção de candidatos está acontecendo a todo momento. O ano letivo no hemisfério norte começa entre Agosto e Setembro, com seleção de candidatos distribuída ao longo de todo o ano. Durante a busca por oportunidades, é comum que se encontre uma data limite bastante próxima e, algumas vezes, o tempo pode ser insuficiente pra começar o processo burocrático desde o início. Obter certificações de idiomas, por exemplo, pode ser um longo caminho. Concluir que é "tarde demais" para uma oportunidade significa postergá-la em provavelmente um ano.

As melhores oportunidades não batem à porta.

Se a oportunidade chegou voluntariamente até você, é possível que tenha chegado a muita gente. Isso provoca uma tempestade de candidatos e, consequentemente, concorrentes às vagas. Particularmente, não acredito em portais como Universia Online e afins, pois promovem uma lista limitada de vagas carregadas de oportunistas. Um candidato realmente interessado, bate à porta da oportunidade.
A decisão pela universidade de destino pode depender de muitos fatores: preferência específica por um país ou região, reputação da universidade, curso fornecido, especialidade etc.

Google it

Essa é, sem dúvida, a melhor ferramenta para iniciar a busca. Se o seu principal critério for um país ou região, busque por universidades locais. Se o critério for uma área de estudo ou especialidade, busque por pesquisas com classificação das melhores instituições relacionadas ao tema. O objetivo principal neste momento é chegar aos websites de universidades de interesse. Feito isso, cada instituição fornece informações a respeito de bolsa de estudos, processo de seleção etc. Em caso de trabalho, existem dezenas de sites especializados em buscas de emprego. Os critérios de seleção dependem de cada companhia, por isso não é fácil encontrar
uma "receita genérica" com os procedimentos.

Vistos

Após aceito é preciso superar a burocracia do governo local. A emissão do visto pode levar semanas ou meses em alguns países. Os principais documentos exigidos são passaporte, currículo, carta da universidade e algum comprovante de renda no país de origem, caso o visto não dê permissão de trabalho. Em caso de trabalho, especificamente, é necessário apresentar uma carta do empregador. Para todo caso, documentos adicionais podem ser exigidos dependendo de cada país. A emissão do passaporte brasileiro, em alguns lugares, ainda toma tempo, por isso previna-se solicitando-o o quanto antes.

No próximo post vou falar sobre as principais vantagens em se estudar/trabalhar no exterior. Até a próxima!

--------------------------------------------
Rafael Rezende é correspondente internacional do Blog do BSI e tem seu próprio blog onde fala de suas impressões sobre a experiência de um brasileiro na Suiça. Visite e acompanhe as novidades do Vida Suiça.


Você pode ver a primeira parte ou a última desta série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário