quarta-feira, 12 de maio de 2010

E-gov e a nova carteira de identidade

Em artigo da Info, Don Tapscott, um reconhecido pensador das relações entre a Tecnologia e Economia, fala sobre as necessidades de inovação nas práticas dos governos em geral. Don é americano e fala sobre os atrasos relativos a seu país.
O Brasil, de certa forma, está caminhando surpreendentemente rápido no caminho do e-gov, ou do governo eletrônico, que oferece acesso a serviços online a seus cidadãos, elimina filas nas repartições públicas, reduz a burocracia e com isso, reduz o custo para o governo e, portanto, para o contribuinte, que no fim das contas, é quem paga as contas do governo.
Atualmente votamos através de urnas eletrônicas, declaramos os imposto de renda pela Internet, conseguimos diversas certidões (pessoa física, jurídica, eleitoral, etc.) sem sair de casa, brevemente o CPF poderá tirado via site da Receita e agora está sendo criada a nova carteira de identidade. Com esta última iniciativa surgem centenas de novas oportunidades de negócios baseadas em identificação, pois a carteira vai possuir tanto chip (tipo smart card) quanto tags RFID. Conheça mais sobre a nova carteira e vislumbre a quantidade de novos sistemas as empesas e governos precisarão criar para lidar com leitura, armazenamento, conferência dos dados dos cidadãos. A inovação está aí, basta capturá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário